Pantanal

Formações Vegetais     

 

     O Pantanal é uma região de convergência de várias províncias fitogeográficas, sendo considerado assim, um verdadeiro mosaico natural. Ao longo de sua extensão é possível observar um conjunto de fitofisionomias extremamente variado, com características regionais peculiares. A vegetação presente em cada sub-região é um reflexo das características locais, sendo diversos fatores como, características do solo, regime de inundação e temperatura, determinantes para a ocupação da vegetação. Assim, o estudo das formações vegetais é de extrema importância para a caracterização do Pantanal.

 

     Na planície pantaneira são estimadas cerca de 2000 espécies de fanerógamas, das quais 240 são leguminosas e 212 gramíneas. Dessas 2000 espécies, 200 são exóticas e mais da metade são herbáceas terrestres.*¹ O endemismo é raro na região por se tratar de uma planície relativamente nova, pois durante o Pleistoceno, há cerca de dois milhões de anos, a região era um grande deserto. Além disso, outro fato que contribui para o baixo endemismo é a ausência de barreiras geográficas, que favorecem o processo de especiação, entre a planície e as províncias fitogeográficas em seu entorno (Cerrado, Amazônica, Chaco e Atlântica).

 

     Uma das principais características da vegetação que recobre a planície pantaneira é a sua heterogeneidade espacial, sendo possível classificá-la em diversos grupos, como: campos inundáveis, brejos, campo seco, mata semidecídua, mata de galeria, cerrado, cerradão, entre outros. Essa heterogeneidade existe principalmente devido à influência das províncias fitogeográficas vizinhas, à presença de uma grande rede hidrográfica, seu regime de cheias e secas e ao fato de estar localizada na região tropical. Dentre as espécies da flora do Pantanal, 50% são de ampla distribuição, 30% de cerrado e 20% de outras origens. O predomínio das espécies de cerrado pode ser explicado pela presença do rio Taquari, afluente do rio Paraguai, que percorre cerca de 40% da extensão da planície pantaneira e durante suas cheias fertiliza o solo, deixando-o adequado para o desenvolvimento da vegetação.

 

      

      Campos inundáveis                                  Capões                          Formações monodominates

 

     A vegetação do Pantanal é diversificada, sendo possível encontrar uma imensa variedade de formações ao longo de toda a planície, que refletem as diferentes subregiões pantaneiras, sendo cada uma delas decorrente, em grande parte, das características físicas encontradas no local. Assim, para se compreender a distribuição da vegetação é importante conhecer os fatores físicos de cada região, como a geologia, o regime de cheias, as características do solo, além das características biológicas.